A vinícola elabora seus vinhos em Paardeberg, onde estão algumas das vinhas mais altas da região de Swartland, na África do Sul.
Fundada em 1919 pela família Basson, a BABYLON'S PEAK está localizada na região de Swartland (Província do Cabo Ocidental), nas encostas montanhosas de Paardeberg (entre Malmesbury e Paarl). A altitude dos vinhedos chega a 700 metros acima do nível do mar.
O nome da marca deriva de um pico próximo e muito alto, conhecido como "Babylonstoren" (Torre da Babilônia). A propriedade conta com 350 hectares plantados e colhe cerca de 2.500 toneladas de uvas por ano. Desse total, 400 toneladas são transformadas em vinhos próprios (70% tinto e 30% branco).
O pico Babylonstoren (com os vinhedos ao fundo) e a vinícola Babyloon's Peak (fotos: Divulgação)
O solo da região tem como base o granito, ideal para variedades do Rhône. Os vinhedos têm idades iguais ou superiores a 30 anos e são formados pelas castas chenin blanc, viognier, roussanne, shiraz, mourvédre, grenache, carignan e pinotage (um cruzamento da pinot noir com a hermitage, mais conhecida como cinsault).
O enólogo é Stephan Basson (quarta geração), que nasceu e foi criado em Swartland. Após concluir seus estudos em 2003, juntou-se ao pai e gradativamente assumiu o controle dos negócios.
O proprietário e enólogo Stephan Basson (foto: Divulgação)
SOBRE SWARTLAND
COASTAL REGION: É o berço histórico do vinho sul-africano e abriga a maioria dos principais distritos vinícolas do país. As vinícolas se espalham próximas à Cidade do Cabo, ao longo da costa atlântica e da curva de False Bay.
DISTRITO DE SWARTLAND: Localizada 50 km ao norte da Cidade do Cabo, Swartland vem se destacando no cenário mundial por seus tintos Pinotage e Shiraz e os brancos Chenin e Sauvignon Blanc. As características de solo, a topografia montanhosa e os ventos do Oceano Atlântico conferem à região vinícola um terroir único e diferenciado.
EXPERIMENTE BABYLON'S PEAK NA CONFRARIA DOS BACANAS
Referências: este texto e suas imagens foram extraídos do material informativo disponibilizado por VM Vinhos, importadora dos vinhos Babylon's Peak no Brasil (maio/2025).
Clique aqui para visitar o perfil da vinícola no Instagram.